Monday, November 21, 2011

" The Braganza Mothers" ou, a apologia ao racismo, à xenofobia, à violência, à discriminação ou ainda, a Impunidade dos Crimes praticados no Espaço Cibernáutico

.


Fotografia: Gonçalo Afonso Dias, Oeiras 2009




Em Novembro de 2007 aqui editei um post que abordava o Racismo, a Discriminação e a Xenofobia presentes e em expansão na nossa sociedade, a propósito do assassinato pela PSP do jovem negro de 14 anos de nome Edson Sanches.
Dois anos depois, constato que na sociedade portuguesa, o racismo, a discriminação, a xenofobia e a intolerância não só se agravaram como tomaram formas mais "requintadas", encapotadas e perversas.
A crise socioeconómica que vivemos é agora pretexto para novas manifestações xenófobas, no mais perigoso dos procedimentos racistas - o racismo institucionalizado, disfarçado mas implícito em procedimentos de natureza e origem diversificadas e transversais na sociedade.
Numa Europa em acentuada "Viragem à Direita", manipulada e gerida pelos interesses económicos do "Eixo Franco-Alemão", os fenómenos da Xenofobia e do Racismo têm tempo, espaço e dissimuladas motivações para crescer, numa lógica directamente proporcional à manifesta redução dos Direitos, Liberdades e Garantias dos cidadãos.
Prevalecem, agora, mais do que nunca, o "Jornalismo de Perseguição", as escutas ilegais e as fugas de informação de casos em Segredo de Justiça, combustíveis preciosos para alimentar a "máquina de (des)informação" de uma opinião pública fragilizada, inconsistente e vulnerável.
Paralelamente, multiplicam-se no poderoso meio de comunicação que é a Internet, blogues, sites e declarações onde se viola sistematicamente a Constituição da República Portuguesa no que respeita à difamação, ao racismo, à xenofobia e à incitação à violência.
As autoridades a quem cabe a monitorização dos conteúdos e práticas criminosas no meio cibernautico acabam por ser, pela passividade que demonstram, cúmplices silenciosos desses verdadeiros atentados aos Direitos Fundamentais do Ser Humano.
Como cidadão de Pleno Direito, cumpridor das obrigações e deveres que a Lei determina, exijo, com veemência, uma actuação honesta, descomprometida e em "tempo útil" das autoridades a quem compete a regulação, a fiscalização e a condenação dos actos criminosos atrás referidos.
Como Homem, defensor incondicional dos Direitos Humanos, estou hoje como sempre estive, do lado das minorias, sem medo daqueles que cobardemente e por distintas vias tentam pressionar, intimidar ou silenciar o que aqui escrevo. E o que aqui escrevo, sobre este e muitos outros assuntos é aquilo que eu Penso.
Recentemente, e após reagir num popular blogue português - o Braganza Mothers - a um post manifestamente racista, vi o meu sítio ser infestado por pretensos "amigos do blogue" originários desse violento e criminoso site, ´sob "nomes de guerra" boçais, ordinários e pornográficos, com a intenção óbvia de denegrir um sítio dedicado à arte, à cultura e à opinião livre, informada e fundamentada. Pela primeira vez, neste blogue que já conta quase sete anos de edição, vi-me obrigado a bloquear membros, depois de há já muito tempo, por razões semelhantes, ter sido forçado a moderar os comentários que aqui são feitos.
Pela primeira vez fui agora vitima de uma ameaça explícita à minha liberdade e à minha integridade física, (...) Ó, Gonçalo, andaste a decorar os apartamentos de milhões de euros que o outro comprava? Se andaste, identifica-te, porque dia 30 de novembro, as forças armadas vão pôr ordem nesta choldra. (...)  cujo autor é um dos "clientes habituais" do Braganza Mothers, intitulado "O militar que também alinha",e cujo site pessoal está linkado (pasme-se!) ao Site Oficial do Corpo de Fuzileiros. Esse Corpo do Exército, nomeadamente o seu Comandante, terá conhecimento deste aproveitamento do seu Estatuto?
E se não tem, como é que não tem?!
Não só não tenho medo, como tenho (in)formação e meios para, em sede própria, re(agir) adequadamente a esse e a outros cobardes marginais e a esse e outros sítios onde diariamente se praticam crimes e atentados aos Direitos e à liberdade das pessoas.





"O que mais me preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos sem-carácter, nem dos sem-ética.
O que mais me preocupa é o silêncio dos bons."

(Martin Luther King Jr.)


Gonçalo Afonso Dias,

21 de Novembro de 2011





No comments: