Saturday, July 21, 2012

Conhecer o Namibe pelo "Gente do meu tempo"



Um blogue encantador dedicado ao Namibe (antiga Moçamedes), uma região belíssima conhecida pelo seu deserto, pelo seu mar, pelas suas gentes - os Mucubais

Imperdível é este vídeo no qual Helka Guimarães nos guia por esta cidade no sul de Angola




"Filme giro e muito bem conseguido. Só peca porque afirma uma não verdade. A Fortaleza de Moçâmedes nunca foi depósito de escravos que alí aguardavam o embarque em navios negreiros para o exterior.

Esta fortaleza foi construida após 1844, alguns anos depois da publicação do decreto da abolição do tráfico de escravos, em 10 de Dezembro de 1836.

Poderia ter sido, talvez, depósito temporário de escravos libertados de navios negreiros clandestinos apresados por patrulhas maritimas, e que, na condição de «libertos», espécie de semi-escravos, eram distribuidos por zonas de Angola onde se fazia sentir a falta de trabalhadores, de acordo com o novo paradigma colonial de ocupação povoamento e desenvolvimento do território nos termos da Conferência de Berlim (1884-1885).

Por Mossãmedes passava nessa altura toda uma problemática ligada à urgente definição de fronteiras, daí a importância da zona, considerada próxima do sudoeste africano, cobiçada por alemães."

(Rectificação de Maria N Jardim, autora do blogue "Gente do meu tempo"

No comments: