Wednesday, September 07, 2005

Arquitectura (Novo Teatro Municipal de Almada, "TEATRO AZUL"







(By Vitor Gabriel)



(Vista exterior da Avenida Prof.Egas Moniz, com o edifício ainda em fase final de acabamento (foto anterior à inauguração).EXTERIOR 



A integração deste enorme volume num terreno "atrofiado" e inserido numa área urbana arquitectonicamente pouco qualificada, acabou por constituir o maior desafio para o este projecto; contribuir para a requalificação e consolidação urbana desta zona da cidade, que possui já diversos equipamentos e espaços lúdicos recentemente executados, como o Fórum Romeu Correia - junto à espaçosa Praça da Liberdade.











(Estudo para a concepção da estrutura de suporte do tecto falso em platex, da sala principal)


(Desenho de obra)


(Maqueta inicial)

O revestimento em "pastilha" vulgar azul de 20x20mm, correntemente utilizada no revestimento de piscinas, teve como motivação inicial o resultado de uma maqueta de trabalho "esculpida" em Roofmate azul, acabando por se concretizar e conferir ao complexo conjunto a desejada unidade e plasticidade.


INTERIOR


(Esquissos para o tecto do Foyer)




(Foyer "desabitado")






(Foyer em dia de festa (espectáculo de encerramento do Festival de Teatro de Almada, 2005)

Sala principal do Teatro - capacidade para 450 lugares, podendo ser seccionada transversalmente para acolher confortavelmente um nº menor de espectadores, (através de cortinas suspensas em varas motorizadas).

.

(Vista para o palco)


 (pontes técnicas)






(Pormenor das "Régies" divididas em dois níveis e integradas no desenho do tecto da sala.)

Para além da sala principal, este equipamento dispõe ainda de uma Sala Experimental e de uma Sala de Ensaios que reproduz as dimensões do palco principal.


(Sala Experimental)

A sua concepção, tecnicamente muito consolidada por assessorias especializadas, como a de Jean Guy Le Cat (encenador de Peter Brook), José Carlos Nascimento (Director do teatro D.Maria) e especialista em "desenho de luz",de Joaquim Benite (Director da Companhia de Teatro de Almada - futuramente a companhia residente neste edifício), fez com que este seja um dos palcos mais funcionais e flexíveis dos teatros modernos a esta escala, em Portugal.






O seu desenho foi pensado para criar um prolongamento/ unidade visual e formal com a Sala Principal.

Está preparado para receber brevemente um fosso de orquestra assente numa plataforma elevatória, que, ainda dentro do enunciado conceito de multifuncionalidade, poderá por exº, transformar o palco e a sala num piso único, aumentar o nº de filas da sala ou então funcionar como "fosso clássico" para espectáculos de ópera, bailado,etc.

(Pormenor do interior da livraria de pé-direito triplo e com dois níveis e possibilidade de acesso independente a partir do exterior.)


Este espaço, tal como um pequeno ATL, uma galeria de Exposições e uma Sala de "Café-Concerto com capacidade para 100 pessoas, são complementos significativos deste Teatro.

Para além dos papeis funcionais que os justificam, surgem como uma forma de familiarizar a população com o edifício, levando-a a habitá-lo sem ter obrigatoriamente que assistir a qualquer peça. A ideia, no fundo, é que as pessoas se apropriem do "seu teatro" e o frequentem regularmente.


INTERIOR / EXTERIOR
Penso que é esta relação entre um interior denso e complexo, assumido em volumes distintos no exterior que aqui é explorada e "aliviada" com a criação de vários e inesperados pátios ao ar livre, que "arejam e iluminam os percursos do seu interior:


(Pátio dos Actores)

O Pátio central, onde foi plantada uma árvore que crescerá com o teatro e para onde descem os "putos" do ATL, é disso o melhor exemplo.

OS BASTIDORES

O que não é visível para o comum dos frequentadores do teatro são os seus bastidores onde tudo é fantástico, imaginário e sedutor.
São os camarins e as áreas reservadas aos actores, técnicos e bombeiros, a carpintaria, os enormes armazéns, etc.


(Esquisso das áreas técnicas)

É também toda a subterrânea "Área técnica" que alberga os enormes depósitos de água para a rede de incêndios, complexas e cuidadosamente encaixadas redes de tubos e condutas, sistemas sofisticados de gestão e manutenção, autênticos labirintos onde se imaginam "fantasmas" de uma Ópera quase acabada!












Novo Teatro Municipal de Almada "TEATRO AZUL" (Projecto em parceria com Manuel Graça Dias e Egas José Vieira - [Contemporânea] - 1998/2004
Localização: Almada

Inaugurado pelo Presidente da República, Sua Ex.ª Dr. Jorge Sampaio, em 14 de Julho de 2005.
José Carlos Nascimento

Desenhos e fotografias: Gonçalo Afonso Dias




FICHA TÉCNICA:
Promotor/Client: Câmara Municipal de Almada
Coordenação/Coordination: Gonçalo Afonso Dias
Colaboradores/Collaborators: José Silvestre, Ricardo Gama, Nuno Moita, Rui Cunha, Susana Alvarez, Carmo Pupo Correia, Filomena Vicente, Lourenço Vicente, Duarte Correia, Vasco Teodoro, Pedro Coelho, Sara Baptista, Sofia Sanches
Maquetas/Models: José António Aires Pereira, Nuno Jacinto

Projectos Especiais/Special Projects:
Estrutura/Structure: Francisco Cima Gomes, Rui Nunes da Silva e Paulo Freire (Talprojecto)
Instalações Eléctricas e de Segurança/Electrical and Security Inst: Rúben Sobral
(Edifício/Building); Copreng (Exteriores/Exteriors)
Projecto de Segurança/Security Project: António Portugal
Instalações de AVAC/Mechanical Engineering: Instec
Instalações de Águas e Esgotos/Water and Sewerage Inst.: Aquadomus
Rede de Rega/Irrigation Net: João Campos
Consultoria Acústica/Acoustical Engineering: Acustiprojecto
Consultoria de Técnica Teatral/Theatre consulting: Jean Guy le Cat, José Carlos Nascimento

Arranjos Exteriores/Landscaping and environment: MGD + EJV, com/with GAD (Consultoria/Consultant, João Gomes da Silva)
Mobiliário e equipamento/Furniture and equipment: MGD + EJV com/with GAD
Sinalética/Signage: 2&3 D
Projecto de Arte/Art Project: José Aurélio (Escultura de exterior/Exterior sculpture, Pedro Calapez (Átrio e Cortina de Corte/Atrium and House Curtain)

Fiscalização/Supervision: Cristina Pacheco Vieira (Proman)
Construtor/Construction: A. Mesquita (Edifício/Building); XIX (Arranjos Exteriores/Landscaping and Environment); Somague/Tyco (Equipamento de cena/Scene equipment)




RELACIONADOS:

«Teatro Municipal de Almada "Teatro Azul" por dentro e por fora.»



THE FURTHER ADVENTURES OF MONSIEUR SPACE

The French designer Jean-Guy Lecat ponders the living intricacies of space, design and performance

By Randy Gener




Para visualizar as imagens clique AQUI




«ARAMAR. BLOGSPOT.PT»
O Teatro Azul | The Blue Theater



Para visualizar as imagens clique AQUI


(Por José Manuel Fernandes, arquitecto)








No comments: